Scroll Top

Arroz

4 Coisas que você deveria saber sobre o arroz

Você sabia que o arroz pode curar doenças de pele? Você sabia que o arroz pode te proteger contra o câncer?  Queres saber como?

Leia o artigo até o final, você ficará encantado com a quantidade de benefício que essa alimento pode dar ao ser humano.

A seguir você verá o historial de uma das plantas mais populares no mundo todo. Após fazeres a leitura deste artigo, de certeza que vais passar a olhar o arroz de outra maneira.

Segundo a Wikpédia, o arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população mundial.

O arroz é constituído por sete espécies, a destacar: Oryza barthiiOryza glaberrimaOryza latifoliaOryza longistaminataOryza punctataOryza rufipogon e Oryza sativa.

Origem do Arroz

plantação de arroz

Existem várias versões sobre a origem do cultivo de arroz, há uns que defendem que teve origem na China, outros no Japão e ainda outros defendem que o cultivo do arroz teve origem na índia.

Após vários anos em discussão sobre a questão, finalmente em 2011, um trabalho conjunto da Universidade de Stanford, da Universidade de Nova York, da Universidade Washington em St. Louis e da Purdue University forneceu a evidência mais forte de que existe apenas uma única origem de arroz cultivado, no Vale do Yangtzé, na China.

Segundo o Wikipédia no top11 dos maiores produtores de arroz do mundo, o Japão ocupa a última posição, com cerca de 10 milhões de toneladas anuais.

A primeira posição é ocupada pela China com cerca de 197 milhões de toneladas por ano.

A segunda posição é ocupada pela índia, com cerca de 120 milhões de Toneladas por ano.

Já o Brasil ocupa o nono lugar, produzindo cerca de 11 milhões de toneladas por ano.

Benefícios do Arroz

Benefícios do arroz

O arroz fornece vários benefícios, um dos quais incluem sua capacidade para fornecer energia rápida e instantânea, regular e melhorar os movimentos intestinais, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e retardar o processo de envelhecimento, além de fornecer uma fonte essencial de vitamina B1 no corpo humano.

Outros benefícios incluem a sua capacidade de melhorar a saúde da pele, aumentar o metabolismo, ajuda na digestão, reduz a pressão arterial elevada, melhorara o sistema imunológico e fornecer proteção contra disenteria, câncer e doenças cardíacas.

Os diversos benefícios de arroz pode ser encontrado em mais de quarenta mil variedades deste cereal que estão disponíveis em todo o mundo.

As duas categorias principais são arroz integral e arroz branco.

Rico em vitaminas

O arroz é uma excelente fonte de vitaminas e minerais como niacina, vitamina D, cálcio, fibras, ferro, riboflavina e tiamina.

Estas vitaminas fornecem a base para o metabolismo do corpo, a saúde do sistema imunológico, e o funcionamento geral dos sistemas dos órgãos, uma vez que as vitaminas são comumente consumido em atividades mais essenciais no corpo.

 

Cuidados com a pele

Médicos especialistas dizem que o arroz em pó pode ser aplicado para curar determinadas doenças de pele.

Na índia, a água do arroz é usada como uma pomada eficaz para refrescar a superfície da pele inflamada.

Os compostos fenólicos que são encontrados no arroz, particularmente, em arroz integral ou selvagem, têm propriedades anti-inflamatórias.

A capacidade antioxidante do arroz também ajuda a retardar o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento prematuro que pode afectar a pele.

Está gostando do artigo? Caso afirmativo, clique nos links abaixo para partilhar essa receita com os seus amigos.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

 

Não tem Colesterol

O arroz não contém gorduras nocivas, colesterol ou sódio. Ele forma uma parte integrante da dieta equilibrada.

Qualquer alimento que pode fornecer nutrientes sem ter qualquer impacto negativo sobre a saúde é um bônus!

Baixos níveis de gordura, colesterol e sódio também ajudará a reduzir a obesidade e as doenças associadas ao excesso de peso.

O arroz é um dos alimentos mais utilizados e consumidos no mundo, porque ele pode manter as pessoas saudáveis ​​e vivos, mesmo em quantidades muito pequenas.

 

Prevenção do Câncer

O Arroz integral é rico em fibras insolúveis capazes de proteger contra muitos tipos de câncer.

Muitos cientistas e pesquisadores acreditam que tais fibras insolúveis são vitais para proteger o organismo contra o desenvolvimento e a metástase de células cancerosas.

Fibra, é benéfico especificamente na defesa contra o cancro do colo-rectal e intestinal.

No entanto, além da fibra, o arroz também tem antioxidantes naturais como a vitamina C, vitamina A, compostos fenólicos e flavonoides, os quais também actuam como antioxidantes.

A seguir lhe indicarei 5 sites com excelentes receitas para fazer arroz integral de uma maneira simples e fácil.

Facel Com a Nutrucionista

Este blog contem receitas fenomenais. O mesmo é editado pela Carol Morais, que é formada na Universidade Federal de Goiás.

Já foi personal diet, agora especialista em Fitoterapia e Nutrição Esportiva Funcional e cursou culinária na escola Recipease de Jamie Oliver em Brighton, Inglaterra e no Natural Institute Gourmet em NY.

Tugo Gostoso

É um blog brasileiro com excelentes receitas para fazer arroz Integral e muito mais. Além do arroz, o Tudo Gostoso contem receitas para fazer diversos tipos de pratos, desde legumes, mariscos, aves e muito mais.

Receitas de Minuto

Tal como os que citei acima, este é um blog com extraordinárias receitas. Ele é editado pela Gisele Souza que, trabalha como Designer e nos tempos livres dedica-se ao seu blog para disponibilizar novas receitas.

Socorro na Cozinha

Este é um blog criado em 2007, o mesmo é editado com a Vanessa Nunes.

Ela criou o blog como quem não quer nada, mas hoje é uma referência, por fornecer excelentes receitas para fazer pratos diversificados, incluindo o arroz.

Cybercook

Esse é um blog com receitas fenomenais e, que já está no ar a um bom tempo.

Além de receitas para fazer pratos deliciosos, ele fornece ótimas dicas para fazer as respectivas sobremesas.

 

Conclusão

Arroz o que é

Como pudeste conferir durante o artigo, o arroz é uma cultura milenar e, que atualmente é uma das mais consumidas no mundo.

No entanto, conseguiste constatar também que além de ser uma cultura antiga e muito popular, o arroz fornece inúmeros benefícios aos seres humanos.

Já ia me esquecendo, o arroz também faz bem aos diabéticos. O arroz integral por exemplo, contém baixos níveis de índice glicêmico, é muito benéfico para os diabéticos. Mas é necessário consumi-lo moderadamente.

O Arroz castanho também é extremamente benéfico para o funcionamento normal do sistema nervoso e a produção de hormonas sexuais.

1 Comentário

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.