Scroll Top

Arroz

Como Fazer Arroz de Sushi simples

Hoje vamos viajar até o continente asiático, onde vais aprender como fazer arroz de sushi. Uma receita que vem do continente asiático.

Acredito que todo mundo já teve a curiosidade de provar ou até mesmo prepara-la em sua casa. Mas infelizmente muitos de vocês acabou por desistir por achar que não seria capaz de fazer Sushi de Arroz, ou talvez achou que é muito difícil, teve medo de errar, entre outros motivos.

Hoje você vai ver o passo a passo de como preparar esse prato “delicioso”, sem ter medo de errar. Aliás, fazer arroz de Sushi é muito mais fácil do que você possa imaginar.

Arroz de Suhi

O que é sushi

Antes de entrarmos em detalhes sobre a receita, vamos tentar perceber o que é Sushi?

Segundo a Wikipédia, o Sushi é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado.

O sushi, na forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos; inicialmente, era vendido em barracas, como comida de rua, numa espécie de fast food.

Benefícios do Sushi

como fazer arroz de sushi

Além de ser um prato gostoso, o arroz de Sushi fornece muitas proteínas que ajudam o organismo humano. A seguir, destacaremos alguns ingredientes utilizados no processo de preparação de Sushi e os seus respectivos Benefícios.

Arroz

Já cá falamos em um dos nossos artigos sobre os benefícios do arroz, no referido artigo frisamos que ele é uma excelente fonte de hidratos de carbono e proteínas e não contêm glúten, cura doenças de pele e pode nos ajudar a prevenir câncer.

Peixe

A maioria dos peixes usado na confeição do sushi tem menos de 100 calorias por 100 gr. Os peixes gordos como a cavala, a sardinha e o salmão são ricos em ácidos gordos ómega-3 eficazes na prevenção de doenças cardiovasculares e artrite, em outras palavras pode-se dizer que o Sushi é baixo em calorias.

Vinagre

O vinagre de arroz tem propriedades anti-bacterianas. Ajuda à digestão, diminui o risco de hipertensão, também funciona como um amaciador para a pele.

Gengibre

É ótimo para aumentar a imunidade e limpa a cavidade oral.

Alga Nori

As Algas são muito nutritivas. Contêm proteínas, minerais como o iodo e são ricas em vitaminas A,B1,B2,B6, niacina e C, que ajudam a prevenir os depósitos de colesterol nos vasos sanguíneos.

NB: na receita de hoje não iremos usar todos esses temperos que aqui citamos.

Veja Também:

Receita para fazer Arroz árabe com atum

Como fazer arroz integral na panela de pressão

Como fazer Arroz Integral na Panela Elétrica

Arroz de Sushi Simples

Ingredientes para fazer arroz de sushi

  • 2 xícara de arroz japonês;
  • 2 xícara de água;
  • 2 colher de chá de sal;
  • 2 colher de chá de açúcar;
  • 4 colheres de sopa de vinagre suave

Modo de prepara o arroz

Lave o arroz antes de colocar no lume, se for possível repita este processo várias vezes, até que a água passe a sair transparente (risos).

Em seguida coloque o arroz em água fria e deixe um tempo antes de leva-lo ao fogão.

Depois de uns 10 minutos, coloque o arroz numa panela e coza-o em fogo baixo, até que a água evapore e o arroz fique com uma textura pegajosa.

Após cozer o arroz, é conveniente colocá-lo num recipiente que irá permitir que arrefeça rapidamente. No Japão, alguns usam o ventilador para arrefecer o arroz.

 

Modo de preparar o Tempero

Junte o vinagre, o Sal e o Açúcar numa frigideira ou mesmo numa panela, coloque-a no lume em fogo baixo e não deixe ferver.

Espere até o Sal e o Açúcar se dissolverem.

Em seguida retire a Panela do lume e espere até arrefecer.

Por fim leve o vinagre e misture de forma suave com o arroz. De preferência utilize uma colher de madeira.

É imperativo que coloque o arroz num recipiente de madeira ou plástico porque alguns metais reagem com o vinagre.

Nota: Se você tiver uma receita para fazer Arroz de Sushi diferente dessa ou qualquer outra receita para fazer arroz, podes nos enviar clicando aqui Onde vais encontrar um formulário muito fácil de se preencher. Caso ache isso meio complicado, podes deixar a receita nos comentários, faremos a questão de publica-lo aqui no fazer Arroz.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.